quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Salve a orla de Salvador!


Não dá para acreditar na discrepância que está se está observando na orla do Brasil. De um lado temos: 

Natal, Rio, Fortaleza e Recife. Todos lindos, limpos, bem cuidados e organizados com ou sem barracas de praia. No outro extremo temos Salvador, uma cidade com um imenso potencial turístico, mas que dá nojo de se passear pela orla. Faltam infraestrutura sanitária, segurança, limpeza, comida de qualidade, organização, falta tudo! É de se surpreender que alguns ainda tem coragem de frequentar nossa favela-praia.

Sanitários químicos no Porto da Barra, NÃO VÁ QUE É BARRIL!

Já perdi a conta das vezes que tive meus pertences roubados na praia do Porto: chinelo, celular o que você descuidar vai embora em segundos. Teve até uma vez que o ladrão foi bonzinho, pra não me deixar descalço ele não roubou meu chinelo, apenas trocou pelo dele fazendo assim um upgrade da sandália velha por minha Kenner nova. É isso que eu digo, na Bahia até os ladrões são gente boa!

Esta foto mostra uma ação que foi feita na Orla de Boa Viagem no Recife para inclusão de sanitários públicos.
No último sábado tomei coragem e me aventurei a tentar usar o banheiro químico, que arrependimento. Um fedor de fezes foi terrível! Ainda tinha um sem-teto sentado lá todo esparramado. Estava lá inerte, (seria crack?) fiquei a pensar se ele tivesse falecido por sufocamento ao tentar usar o sanitário e ficado por lá mesmo. Meu desespero foi tão grande que preferi não ficar para descobrir.

Lá no Porto da Barra os tira-gostos vendidos não tem a menor condição higiênica para consumo, a violência e a baderna imperam. Domingo a tarde vira uma festa de largo parecida com a lavagem de Itapuã, felizmente com menos facadas e tiros.

Praia de Ponta Negra em Natal. Exemplo de organização e limpeza.
O que já era ruim com as barracas ficou ainda pior sem elas. Agora temos um grande favelão nas praias com "cacetes armados" na areia. As pessoas perderam o prazer de ir a praia por não terem mais onde ficar e por desgosto da bagunça que está na areia. Cadê os projetos que foram prometidos durante o governo de João Henrique? Nenhum saiu do papel! Prometeram quiosques, restaurantes, áreas de lazer, equipamentos esportivos. Nada disso foi entregue. Nem mesmo a iniciativa privada fez coisa alguma!

Na orla de Recife os sanitários não são limpos como banheiros de shopping, mas já está uma maravilha em comparação a o que vemos aqui. Praticamente a inexistência dos mesmos!


E aqui vemos o descaso que está o Porto da Barra


Os banhistas utilizam o mar como sanitário, pois os dois únicos sanitários químicos que existem no local estão sem condições de uso. Me sinto um animal em uma jaula imunda quando vou a praia do Porto da Barra.



Até mesmo o fundo do mar do Porto da Barra está imundo.


Propostas de melhorias

Afinal do que adianta só reclamar se não pudermos melhorar? Então aqui vão as minhas sugestões:

  • Construção de quiosques com condições higiênicas adequadas como tinha sido prometido;
  • Educação e conscientização da população que não devemos jogar lixo nas vias públicas;
  • Implantação de sanitários públicos. Por que não contratar pessoas para cuidar da limpeza dos mesmos? O que não faltam são pessoas que querem e precisam trabalhar. Na foto abaixo marquei um local favorável para a instalação de um banheiro público no Porto da Barra;
  • Ciclovias e equipamentos de ginástica;
  • Módulos policias em cada praia especialmente Piatã e Ribeira, onde a baderna impera nos finais de semana;
  • Demolir e construir novas balaustradas. Elas estão desmoronando de velhas. A reforma de João Henrique foi só um paliativo. Me recordo que no dia que teve a demonstração da esquadrilha da fumaça uma parte da balaustrada desmoronou no Farol da Barra;


Seta mostra um canteiro favorável para construção de um sanitário público decente no Porto da Barra.

É isso ai pessoal, estou aberto para ver as sugestões de vocês! Vamos aproveitar que é ano eleitoral e ver se alguém faz alguma obra eleitoreira para melhorar isso, pois do jeito que está qualquer coisa já ajuda! Como podemos contactar alguma empresa ou político que esteja disposto a amenizar essa situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário